Mesmo com a grande popularidade das panelas de alumínio, as panelas de ferro  ainda possuem um lugar muito especial no armário da cozinha
Dicas Panela de Ferro Fundido

Panelas de ferro: cuidados necessários

Mesmo com a grande popularidade das panelas de alumínio, as panelas de ferro  ainda possuem um lugar muito especial no armário da cozinha de muitas famílias, que não abrem mão do sabor inconfundível das receitas preparadas nesse tipo de panela.

Além do sabor inigualável, as panelas de fundido possuem uma infinidade de vantagens, dentre elas, uma das principais é a resistência e durabilidade comparada a outros utensílios de cozinha. Quando bem cuidadas, as panelas de ferro podem ser passadas de geração em geração, sem perder as suas propriedades.

Se você adquiriu um conjunto jogo de panelas de ferro é muito importante atentar-se a alguns cuidados para manter a durabilidade de suas panelas. Confira algumas dicas fundamentais para que as panelas de ferro durem mais tempo:

Cuidados no primeiro uso da panela de ferro

Antes de preparar a primeira receita em sua nova panela de ferro, é muito importante lavá-la apenas com água corrente, para tirar todo e qualquer tipo de resíduo de fábrica.

Depois da lavagem, para secar é necessário levar a panela de ferro fundido ao fogo até ela secar totalmente. Caso desejar, você pode também realizar o processo de selagem ou cura, que pode ser realizado de duas formas:

  • Ferva uma quantidade de água na própria panela, em seguida, lave com sabão neutro e coloque novamente para secar em fogo.
  • Ou, espalhe uma fina camada de óleo com o auxílio de um papel toalha e leve a panela ao fogo até sair fumaça.

Lave as panelas de ferro com sabão neutro e seque bem

Nos próximos usos, é fundamental nunca deixar as panelas e frigideiras de ferro sujas por muito tempo. Depois do preparo das receitas é importante lavar as panelas com sabão neutro e enxaguar muito bem.

Para realizar a secagem, sempre leve o jogo de panelas de ferro ao fogo, garantindo que ela esteja bem seca para ser guardada.

Evite guardar alimentos na panela de ferro

Outra dica muito importante para manter a durabilidade e resistência das panelas, frigideiras e bifeteiras de ferro é evitar ao máximo guardar alimentos nos utensílios de ferro por muito tempo.

A água dos alimentos quando entram em contato com o ferro por um período prolongado, pode dar início a um processo de oxidação, deixando o utensílio de ferro enferrujado.

Dessa forma, é muito importante guardar os alimentos em outros utensílios e lavar as panelas de ferro da maneira correta, logo após a realização das receitas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *